Com cerca de 300 lotes, o camping da Festa Nacional do Jeep - Fenajeep, recebe motorhomes de diversos tamanhos, trailers de diversos modelos, ônibus, além de pessoas que acompanham da forma tradicional, com barracas no chão.
Segundo uma das responsáveis pelas reservas do camping, Caroline Walendowsky, mais de 100 famílias e grupos, vindos de todo país, estão presentes acampados no evento. De acordo com a organização, as inscrições para o espaço esgotaram dias antes da abertura da festa. “Nosso camping tem uma grande procura e, desde 2023, as reservas sempre encerram dias antes do evento iniciar. Temos pessoas de todo o país, muitos vindos dos estados vizinhos a Santa Catarina, algumas pessoas que vieram de carro, de Minas Gerais e Goiás. Além disso, tem um argentino que veio de bicicleta de Florianópolis e está acampando também”, detalha.
A infraestrutura do local conta com banheiros de container, pontos de luz, água e energia disponíveis, visando oferecer conforto para os campistas.
Público fiel
O público do camping é diverso: desde famílias com crianças, Jeep Clubes, grupos de amigos, além do público fiel e de gerações, que há anos participa das edições da Fenajeep e sempre se instala no espaço. Um deles é o jipeiro Marcos Roberto Iarza, fundador do Jeep Clube de Joinville, que frequenta a festa desde a primeira edição. Neste ano, ele veio com o filho, Marcos Roberto Iarza Júnior; o neto, Lucas Souza Iarza; e cerca de 15 amigos.
“O nosso Jeep Clube tem 37 anos e desde a primeira edição da Fenajeep, há 30 anos atrás, participamos. Temos a tradição de sempre participar com os jeeps Willys, que são os precursores de todo esse movimento. Hoje, o grupo traz novos membros para participar, inclusive tenho três gerações da família aqui apaixonados pelo Off-Road”, falou.
Ele conta que antes mesmo da festa ter o próprio camping o grupo já montava suas barracas em frente ao evento. “Lá no começo, quando ainda não havia um espaço para acampamento, ficávamos em frente ao pavilhão com as barracas. Fazíamos churrasco e passávamos o dia inteiro lá, era muito bacana. Depois quando o evento passou a ter essa opção participamos sempre”, lembrou o jipeiro.
Por fim, ele falou que o camping possui uma ótima estrutura, o que proporciona mais conforto para estadia durante a festa. “Está muito bem organizado, o que é muito importante. A Fenajeep está de parabéns”, finalizou.
Tradição de família
Vindo de Indaial, Santa Catarina, Rian Knop frequenta a festa desde quando era criança, com sua família. Neste ano, mesmo sem os pais poderem participar, Knop fez questão de marcar presença. Ele e a namorada estavam ansiosos para a Fenajeep. “É um evento sem igual, para mim é um dos melhores finais de semana, nós esperamos ansiosamente para participar”, contou.
Para ele, o camping da Fenajeep traduz o espírito jipeiro. “É uma experiência única, você está no meio da galera, a vizinhança é muito parceira, todo mundo bem unido, todos no espírito do Off-Road. Além disso, encontramos muitos amigos e criamos novos. Quem puder, seja de motorhome ou em barracas tem que participar”, garante Knop.
O jipeiro ressaltou que toda edição é especial e rende boas histórias. “Todos os anos nos surpreendemos com a festa e creio que este ano não será diferente. Vamos ver o que a Fenajeep nos reserva”, falou.