A 30ª edição da Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) trouxe uma novidade para a tradicional prova de Rally do maior evento off-road da América Latina. Além das categorias Master, Graduado, Turismo e Novato A, houve a estreia da categoria Novato B, destinada para aqueles que têm curiosidade de participar da disputa, mas ainda não têm tanta habilidade para percorrer o mesmo circuito dos mais experientes.
O diretor de prova, Alexandre Rech, explica que para os pilotos da categoria Novato B, foi montado um circuito mais simples e com uma quilometragem menor. Desta forma, esses viveram um primeiro contato com o rally de regularidade.
“Eles percorreram em torno de 100km em três horas. Dividimos a prova em duas partes, com um intervalo, no qual pilotos e navegadores puderam descansar, conversar com os demais competidores e voltar para a segunda etapa”.
Já os participantes das categorias tradicionais percorreram um trecho mais técnico e longo, que durou cerca de 6 horas. “Para eles foi outra pegada. Exigiu bastante concentração e, principalmente, comunicação entre piloto e navegador”, ressaltou Alexandre.
Para esta edição, mais de 20 pilotos disputaram o Rally, vindos de estados como Ceará, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e várias cidades de Santa Catarina. Durante o percurso, os competidores apreciaram as belas paisagens da região de Ilhota, Brusque, Guabiruba e Botuverá.
“Conseguimos mesclar a parte técnica nas categorias mais avançadas e, ao mesmo tempo, proporcionar prazer na condução e na navegação para quem está começando”, finalizou Alexandre.
Campeões
Foi uma combinação de Estados que garantiu a vitória de piloto e navegador na categoria Master, do Rally de Regularidade da XXX Fenajeep. Lucas Comesi veio de Ivaí (PR) e fez dupla com Vitor Fleischmann, de São Bento do Sul. “Foi uma prova bastante difícil, que exigiu muito de todos nós e do carro. Mas deu certo pela dedicação. Ano que vem, estaremos de volta”, enfatizam.
Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira eram pura emoção na primeira vitória na Fenajeep. Os dois, que foram campeões catarinenses em 2023, quando subiram de categoria, comemoraram muito a colocação na Graduados. “É o primeiro lugar na nossa primeira prova nesta nova categoria. Nunca fomos muito bem nas competições da Fenajeep, o máximo que conquistamos foi o quarto lugar. Hoje conseguimos terminar com certa regularidade, em cerca de 160 quilômetros e quase cinco horas de disputa”, revelam.
Direto de Santa Cecília (SC) para o alto do pódio da Fenajeep, na categoria Turismo, estavam Alencar e Alfredo Adami Granemann. É a terceira vez que os dois competem em Brusque. “Foi um percurso bem levantado, com muita estrada, pista técnica e boa de fazer”, pontuam os participantes.
Pedro Paulo e Henrique Esmeraldini venceram na categoria Novatos A. A dupla veio de Gravatal (SC) e alcançou a esperada vitória. “No ano passado ficamos em quarto lugar. Hoje nos perdemos um pouco pelo caminho, mas deu certo. O organizador da prova está de parabéns”, elogia o navegador.
Na categoria Novatos B, quem sagrou-se campeão foi a dupla Driélson Régis de Carvalho e Anderson Chornobay, de Ivaí (PR). Mesmo sendo uma classificação para competidores com menos experiência nessa prova, o navegador já tem passagens pelo rally da Fenajeep e outras disputas. “Estou retomando, na verdade, agora com outro piloto. Só tenho elogios para essa etapa bem organizada e, no ano que vem, estaremos de volta”, garante.
O Rally
O Rally da Fenajeep é realizado em Brusque desde 1993. Na época, a prova era chamada de “Raid” e priorizava o trajeto por trilhas mais pesadas. Com o passar dos anos, a disputa se transformou em um Rally de Regularidade, com estradas melhores, que proporcionam uma prova mais ágil e rápida.
Ao longo do trajeto, pilotos e navegadores percorrem pistas que envolvem trilhas e estradas da região, em meio à natureza. Vence a dupla que realiza melhor as orientações da planilha e dirige da forma mais regular possível. Quem perde menos pontos é o campeão da prova.
Classificação
Master
1º Lucas Cominesi / Vitor Fleischmann - Ivaí
2º Leandro Pereira Moor / Cláudio Flores (Bilu) - Apucarana
Graduados
1º Denilson Bonfanti / Bruna de Oliveira - São Bento do Sul
2º Carlos Alberto Volpato / Carlos Alberto Volpato Filho - Tubarão
3º Henrique Moraes Leme de Moura / Leonardo Gimenes Sato - São Paulo
4º Rafael Silveira Colonetti / Andre Vanor Pacheco
Turismo
1º Alencar Adami Granemann / Alfredo Adami Granemann - Santa Cecilia
2º Ramon Oliveira de Souza / Fábio Augusto Conte - Tubarão
3º Michel Martins Dill / Talita Martins - Caxias do Sul
Novatos A
1º Pedro Paulo Esmeraldino / Henrique do Amaral Esmeraldino - Gravatal
2º Edson Pfutzenreuter Júnior / Bruno Eduardo Lindemann - Itajaí
3º Johanes Kler Felema / Elvis Felema - Ivaí
4º Marcio Roberto Neneve / Luis Fernando Neppel - São Bento do Sul
5º Dalton Gonçalves da Silva / Claiton Francisco Cechinel – Criciúma
6º Luiz Felipe Moura / Carla Baldan Dias - Florianópolis
7º Adilson Gonze / João Gonze - Florianópolis
Novatos B
1º Driélson Régis de Carvalho / Anderson Chornobay - Ivaí
2º Adelia Silva Ciarlini / Lincoln Cirqueira Ferreira - Fortaleza
3º Rafael Melo / Gustavo Oliveira
4º Marielen Fernandes / Volmir Costacurta - Caxias do Sul
5º Jean Walenga / Otávio Walenga - Imbituva
6º Lucas Cunha Debiasi / Luís Eduardo Fortunato - Criciúma
7º Bruno Hirt / Laiz Hirt - Curitiba
8º Arthur Henrique Fischer / Vinicius Estevão Jaraceski - Brusque